Mar Gewargis III ( siríaco : ܡܪܝ ܓܝܘܪܓܝܣ ܬܠܝܬܝܐ ; nascido Warda Daniel Sliwa , siríaco : ܘܪܕܐ ܕܢܝܐܝܠ ܨܠܝܒܐ ) é o atual patriarca católico da Igreja Assíria do Oriente . Em 18 de setembro de 2015, o Santo Sínodo da Igreja Assíria do Oriente elegeu Mar Gewargis Sliwa para suceder o falecido Mar Dinkha IV como chefe da Igreja. Em 27 de setembro de 2015, foi formalmente consagrado e entronizado como patriarca católico.

Conteúdo

Juventude 

Warda Daniel Sliwa nasceu em 23 de novembro de 1941, em Habbaniya, Iraque , filho de Daniel e Mariam Sliwa. Em 1964, ele se matriculou na Escola de Educação, uma faculdade federada da Universidade de Bagdá . Em seguida, ele ensinou inglês em várias escolas no Iraque pelos treze anos seguintes. 

Durante uma visita aos Estados Unidos, ele foi chamado pelo Patriarca Catholicos, Mar Dinkha IV, para servir a Igreja Assíria do Oriente no ministério ordenado. Depois de se formar nos ritos e na teologia da Igreja, foi ordenado diaconado em 13 de abril de 1980 e em 8 de junho de 1980 foi ordenado sacerdócio. Warda Daniel Sliwa continuou a servir e treinar dentro da Igreja, até que foi nomeado pelo Patriarca Católico Mar Dinkha IV e a hierarquia da Igreja Assíria do Leste para assumir o posto de Metropolita de Bagdá e de todo o Iraque. Assim, ele acabaria por suceder ao metropolita Mar Yosip Khnanisho , que morreu em 1977. 

No domingo de Pentecostes, 7 de junho de 1981, o Rev. Sliwa foi consagrado Metropolita de Bagdá e de todo o Iraque por Mar Dinkha IV, com a assistência de Mar Aprim Khamis , na Catedral de St. George, Chicago . O novo metropolita recebeu o nome eclesiástico de Mar Gewargis III .

Carreira Episcopal 

Durante a metropolitana de Gewargis, ele estabeleceu o seminário menor arquidiocesano em Bagdá, que produziu numerosos padres e diáconos para o Iraque. Alguns dos alunos foram enviados à Europa para fazer doutorado em teologia. Em 1994, após a queda da URSS , o metropolita Gewargis iniciou uma missão aos assírios na Federação Russa , estabelecendo várias paróquias missionárias. Naquele ano, um sacerdote permanente foi designado para a recém-criada paróquia de Santa Maria em Moscou . A igreja recém-construída, em homenagem a Santa Maria, foi então consagrada. O número de diáconos e sacerdotes para a Igreja Assíria do Oriente na Rússia aumentou.

Em 1998 ele viajou para a China e fez contato com as comunidades cristãs de lá. Ele visitou algumas das antigas relíquias da Igreja Assíria do Oriente, que estão presentes na China desde o estabelecimento das missões na China no início da história da Igreja do Oriente. Gewargis também fez visitas históricas às regiões de Mardin e Hakkâri , agora no sul da Turquia , onde há muitas relíquias da Igreja Assíria do Oriente que datam do início da história da Igreja. Metropolitan Gewargis estabeleceu uma biblioteca dentro da residência do Metropolitan, que agora abriga centenas de manuscritos antigos. Enquanto estava em Bagdá, ele fundou a Metropolitan's Press e mandou imprimir vários livros litúrgicos e outros volumes de natureza catequética para uso mundial. Em 2009, ele fundou a escola primária particular Urhai (Edessa) em Bagdá.

Gewargis tem sido ativo em fóruns ecumênicos e intercâmbio fraterno entre a Igreja Assíria do Oriente e outras igrejas e organizações eclesiásticas orientais, em particular com o Conselho de Igrejas do Oriente Médio (MECC) e o Conselho dos Chefes de Igrejas em Bagdá. 

Eleição e consagração como Catholicos-Patriarca 

Entre 16 e 18 de setembro de 2015, o Conselho dos Prelados da Igreja Assíria do Oriente se reuniu em um Sínodo na Igreja Catedral de São João Batista em Erbil, Iraque . No dia 18 de setembro de 2015, os Prelados elegeram Mar Gewargis Sliwa 121º Catholicos-Patriarca da Santa Sé de Seleucia-Ctesiphon. Em 27 de setembro de 2015 foi consagrado e entronizado como patriarca católico na Igreja, presidido por Mar Aprem Mooken , Metropolita de Malabar e Índia, e Mar Meelis Zaia , Metropolita da Austrália, Nova Zelândia e Líbano. Mar Gewargis Sliwa formalmente assumiu o nome eclesiástico de Mar Gewargis III.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

 Holy Apostolic Catholic Assyrian Church of the East Mission all Rights reserverd@

fbi.png

fraud contact the Board of  the  Church or with the FBI