images (24).jpg

OS SACRAMENTOS DA
IGREJA CHALDEAN SYRIAN (ASSYRIAN) DO ORIENTE

A Igreja do Oriente usa o termo Raza para denotar 'sacramento' ou 'mistério'. Vem do termo raz do persa antigo (Pahlavi), referindo-se a algo oculto ou oculto. 8 seu caminho para o assírio e depois para o aramaico em algum momento do século 4 ou 5 a C9 os sacramentos são “sinais externos da graça interior de Deus”. Podemos ainda definir os sacramentos como sendo meios materiais através dos quais Deus nos comunica sua graça divina, da qual necessitamos em nossas vidas diariamente, para nossa edificação, santificação e salvação absoluta, e uma participação na vida eterna. Todos os sacramentos são atribuídos à vida de Jesus Cristo.

A compreensão eclesiástica dos sacramentos

Os padres da Igreja do Oriente não definiram ou limitaram os sacramentos ao número sete. Mais tarde, Mar Timóteo II (partiarca 1318-1332) adiciona uma lista diferente dos sacramentos em sua obra teológica: O Livro das Sete Causas dos Mistérios Eclesiais. Formalmente, muitos outros atos eram considerados "sacramentos", mas o número sete tornou-se universalmente popular, uma vez que o número sete das Escrituras denota perfeição e integridade.

Agora temos os sacramentos, conforme definidos por Mar Abdisho de Nisiis (d.1318 DC) em sua Marganitha, são os seguintes: 1) Sacerdócio 2) Batismo 3) O óleo do Crisma / óleo dos Apóstolos 4) Eucaristia 5) Absolução 6) Santo Fermento (Malka) e 7) Sinal da Cruz.

1. Sacerdócio (kahnootha)

O sacramento do Sacerdócio, funciona para a edificação e santificação do Corpo de Cristo - a Santa Igreja por ser instrumento da graça de Deus e do seu Espírito Santo, através da celebração e dispensação dos sacramentos aos fiéis batizados. O sacerdócio é a continuação tanto dentro da Igreja como para o mundo em geral da missão salvífica e da obra de Jesus Cristo para a salvação de todos os homens.

2. Batismo (Mamodheetha)

Por meio do sacramento do batismo, Deus nos 'recria', por assim dizer, de criaturas mortais e corruptíveis (marcadas pelo pecado, morte e mal) em uma nova criação.

3. O óleo de Crisma / Unção (Mishkha dashleekhe)

Mar Abdisho de Nisibis comenta que assim como o óleo é usado entre artistas eminentes, após ter completado um quadro com suas ricas cores, ungindo o quadro para protegê-lo de danos ou feridos, da mesma maneira, aqueles que são “desenhados (pintados) à semelhança do Rei celestial são pela mesma razão ungidos, para que não recebam dano das chances do mundo e da oposição do diabo”

4. A Eucaristia (O Sagrado Qurbana)

“Todos nós, que fomos convidados a deleitar-nos nos gloriosos e divinos Mistérios, demos graças e veneremos com temor e com amor o Senhor de todos. Com amor e com fé recebamos o Corpo e o Sangue de Cristo Filho, que foi sacrificado por nós, que absolveu nossos pecados e reconciliou seu Pai conosco pelo derramamento de seu sangue. Eis que ele é celebrado no altar e à direita do Pai que o enviou. Embora ele seja um, ele não está dividido; acima (isto é, no céu) e na Igreja, ele é oferecido diariamente em nosso nome, embora não sofra. Venha, vamos nos aproximar com cuidado da oferta de seu Corpo que tudo santifica, e vamos todos clamar igualmente a ele e dizer 'Golry para você' '- da antífona teologicamente rica para quinta-feira da Páscoa.

5. Absolução (Khusaya)

“E veja onde ele chama! Aqueles que gastaram suas forças quebrando a lei, aqueles que estão sobrecarregados com seus pecados, aqueles que não podem mais levantar a cabeça, aqueles que estão cheios de vergonha, aqueles que não podem mais falar. E por que ele os chama? Não exigir uma prestação de contas, nem fazer justiça. Mas por que? Para aliviá-los de sua dor, para tirar seu pesado fardo. Pois o que poderia ser um fardo mais pesado do que o pecado? Eu irei refrescar vocês que estão oprimidos pelo pecado, diz ele, e vocês que estão curvados como se estivessem sob um fardo; Vou conceder-lhe a remissão de seus pecados. Apenas venha até mim! ” - comentário de São João Crisóstomo sobre o mistério com base em Mateus 11:28.

6. O fermento sagrado (Malka)

O importante a lembrar é que para cada um dos dois 'Sacramentos de Iniciação' (isto é, o batismo e a Eucaristia), na Igreja do Oriente existe um 'fermento' (khmeera) que vem pela Tradição Apostólica dos apóstolos de nossa Senhor próprios. A razão deste 'fermento' para estes dois sacramentos essenciais é por duas razões: 1) para conectar o ato sacramental da Igreja com o Senhor dos sacramentos, Jesus Cristo e sua primeira instituição desses dois sacramentos; 2) para aperfeiçoar (completar) a consagração destes sacramentos pelo sacerdócio na liturgia da Igreja. Para o sacramento do batismo, este 'fermento' é o óleo sagrado, também conhecido como o óleo da crisma (usado exclusivamente para o batismo, e nenhum outro propósito litúrgico) vem dos próprios apóstolos, não precisa ser consagrado anualmente (geralmente na Quinta-feira Santa) como nas outras tradições; em vez disso, é simplesmente 'aumentado' em cada celebração do rito batismal, quando o óleo recentemente consagrado que resta após o sacramento ser administrado é devolvido ao vil (chamado 'Chifre do Batismo') que contém o Santo Crisma.

Da mesma maneira, o 'fermento' para o outro 'Sacramento da Iniciação' (ambos os quais foram estabelecidos pelo próprio Senhor Jesus Cristo) é o Santo Fermento, ou Malka, pois por ele o pão eucarístico que é cozido para consagração no a liturgia é assinada e 'confirmada' ou aperfeiçoada. é provavelmente referido como Malka porque a grande maioria dos adeptos da Igreja Assíria do Oriente vivia sob regras que não eram monarcas cristãos. Portanto, na ausência de um rei cristão não apenas para governar os fiéis, mas também para protegê-los do mal, a Igreja achou apropriado referir-se a esse fermento mais importante como o rei que possuíamos.

Foi-nos transmitido pelos santos e abençoados apóstolos Mar Addai e Mar Mari dos Setenta e Mar Thomas dos doze. Suas origens, de acordo com a tradição apostólica da Igreja, remontam ao apóstolo São João Evangelista, mas foi entregue ao Oriente por São Tomás dos doze, e Ss. Addai & Mari dos setenta e dois. Este sacramento, único na Igreja do Oriente entre todas as outras Igrejas apostólicas, tem sempre a sua memória e prática eclesial.

7. A Santa Cruz (Rushma Dashleewa)

O sacramento da Santa Cruz é o sétimo dos mistérios (sacramentos) da Igreja Caldéia Síria (Assíria) do Oriente. Como o sacramento do Santo Fermento, a Santa Cruz é exclusiva da Igreja do Oriente. A cruz é entendida como o 'sinal do Filho do Homem' (veja Mateus 24:30) que será vista no final dos tempos, na grande e terrível Segunda Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. A Cruz, na teologia sacramental da Igreja do Oriente, denota a presença real e verdadeira de Cristo entre nós. Não é meramente um 'símbolo' do sofrimento e morte de Jesus, mas sim o instrumento da nossa salvação e o sinal poderoso e vivificante do presente e triunfo final de Deus sobre o pecado, a morte e Satanás.

O fato é que os orientais (ou seja, a Igreja do Oriente) não mudaram nada que receberam dos próprios apóstolos abençoados de nosso Senhor, mas sim, diligentemente e com grande cuidado, mantiveram e preservaram tudo o que eles transmitiram às Igrejas que discipularam. ; nem mesmo em perseguições, nem em face do martírio, eles mudaram qualquer credo ou crença transmitida por um apóstolo de Jesus.

Três ritos litúrgicos que, embora contenham a mediação do sacerdócio e orações litúrgicas e ritos, não são contados como entre os sete sacramentos da Igreja Assíria do Oriente; eram a unção dos enfermos, o casamento e a tonsura monástica. Embora transmitam uma graça especial de Deus aos fiéis que os recebem, não são definidos como parte da estrutura sacramental oficial da Igreja.